sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DEPUTADO WAGUINHO NO MAIOR PARTIDO DO BRASIL ''PMDB''

Hoje, é um momento histórico na vida do político Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. Há pouco, em seu gabinete na ALERJ, Waguinho declarou a importância de estar no PMDB  “Me sinto feliz pela filiação no PMDB. Estou vivendo um momento muito especial na minha carreira política e dedico esta minha nova etapa aos companheiros parlamentares Domingos Brazão e Eduardo Cunha, pois ao expor minhas ideias e projetos políticos imediatamente me convidaram a compor o time peemedebista. Estendo este agradecimento também a todos que me apoiam. Fazer parte do PMDB, para mim, significa relembrar, por exemplo, os tempos do saudoso Ulisses Guimarães que tanto lutou pelas campanhas de redemocratização do Brasil, das eleições diretas e da constituição de 88, que marcou um avanço de igualdades sociais no país entre outras façanhas deste grande líder. Este é o PMDB que eu gosto. Este é o PMDB dos trabalhadores, das mulheres, dos estudantes e do POVO. É esta a filosofia que quero implantar no NOVO PMDB de Belford Roxo.

Por vezes a história do PMDB confundiu-se com a história do país, o partido de ícones como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, atua na política nacional desde 1966, adotou a luta contra a ditadura militar e liderou a campanha das Diretas Já, elegeu o primeiro presidente civil e comandou a tarefa de escrever a nova constituição.
Na verdade, o Movimento Democrático Brasileiro constitui-se informalmente em 4 de dezembro de 1965, como oposição a Arena. Quem o batizou foi Tancredo Neves. Venceu ali a primeira queda de braço com o “prosador da arcadas” do Largo de São Francisco, deputado Ulysses Guimarães, um pessedista que preferia o termo Ação a Movimento.
A política mais recente, já com influências contemporâneas, se deu inicio com a criação do bipartidarismo no Brasil, o MDB e a Arena, nessa época os militares estavam no poder e não havia eleições diretas para presidente, prefeito, governador e senadores, as eleições existiam somente para vereadores, deputados federais e estaduais. Quando veio a abertura partidária, com as Diretas Já e toda a alteração desse processo, ai o MDB deu lugar ao PMDB e a Arena se dividiu em duas alas, uma criou o PDS e outra ala deu vida ao PFL.
A partir dessas ramificações, inúmeros partidos foram criados, e atualmente o PMDB é uma das maiores células da política nacional. “Hoje contamos com o maior número de filiados, maior bancada de vereadores, maior número de prefeitos, deputados estaduais, senadores e governadores eleitos. O PMDB é sem dúvida o partido que congrega o maior número de militância no Brasil, daí dá pra entender porque tantos partidos nasceram do PMDB, é o partido de maior base, maior infra-estrutura política.
A história do PMDB com a classe trabalhadora se confunde. Foi o primeiro partido que se aproximou da classe trabalhadora, atuando nos sindicatos. Para se ter uma ideia, o primeiro programa de cesta básica, foi do PMDB de Goiás, com o governador Maguito Vilela.
Quando falamos em Ulysses Guimarães, citamos a maior referência da política brasileira, foi o grande articulador das Diretas Já, uma pessoa que deixou um legado, um exemplo a todos os brasileiros. Com ele, o PMDB agigantou-se. Se em 1985 amargou a derrota de Fernando Henrique Cardoso para Jânio Quadros na Prefeitura de São Paulo. Mas um ano depois, empurrado em boa dose pelo sucesso inicial do Plano Cruzado, venceu fácil as eleições de 1986. Elegeu 22 dos 23 governadores de estado. Com 260 deputados federais e 44 senadores, o PMDB tornou-se hegemônico no Congresso para fincar a sua grande bandeira: a Assembléia Nacional Constituinte, que foi comandada por Ulysses Guimarães.
Ao falar sobre Tancredo a emoção é a mesma. “A história da política brasileira e do PMDB conta com mais uma figura imortal: Tancredo Neves, o outro expoente das Diretas Já, deixou ao lado de Ulysses princípios e ideais que marcaram época e gerações, além disso, o modo como partiram, aumentou a comoção da população. Neves foi considerado o melhor presidente da república sem ter presídio ao menos um dia o cargo. Ele foi por um tempo a grande esperança do país.
Atualmente, o PMDB é O PMDB é o partido político brasileiro que possui o maior número de filiados, bem como de prefeitos e vereadores, além de ter a maior representação no Congresso Nacional 
Fonte: PMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário